ESP/CE assina termo de cooperação com Senai para novas ações da Central de Ventiladores Mecânicos ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

sábado, 22 de maio de 2021

ESP/CE assina termo de cooperação com Senai para novas ações da Central de Ventiladores Mecânicos

 

As parcerias vão possibilitar a retomada e realização de ações no campo da pesquisa, inovação e do ensino no contexto do enfrentamento à Covid-19 no Ceará

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) assinou nesta sexta-feira (21) dois termos de cooperação firmados com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As parcerias vão possibilitar a retomada e realização de ações no campo da pesquisa, inovação e do ensino no contexto do enfrentamento à Covid-19 no Ceará. A colaboração também compreende a retomada da parceria da Escola com a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), ofertando cursos de aperfeiçoamento e de nível técnico na área de manutenção de equipamentos biomédicos.

Uma primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Manutenção de Equipamentos Biomédicos já está prevista para iniciar na segunda-feira (31). A formação terá carga horária total de 150 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial (com aulas à distância e presenciais). Outra capacitação prevista é o Curso Técnico em Manutenção de Equipamentos Biomédicos. De nível técnico, a iniciativa será composta de 1.500 horas/aula também no formato semipresencial.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou o caráter intersetorial dessas ações, sobretudo considerando as propostas de trabalhos nas áreas de pesquisa de desenvolvimento e inovação em produtos. “Inclusive em alinhamento com a transformação e com o fato de a escola se tornar também um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)”, lembra. A Assembleia Legislativa aprovou, no fim do mês de abril, a mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará que prevê as novas atribuições da Escola, transformando-a em ICT.

>> Novas atribuições transformam ESP/CE em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

Ainda segundo Alcantara, as capacitações surgiram de demandas da própria Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), “ou seja, do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), onde precisamos aperfeiçoar o pessoal técnico que lida com os equipamentos de saúde, principalmente respiradores,  monitores e bombas de infusão”, ponta.

O diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, também enfatiza os benefícios futuros no campo da Saúde e da Educação que a parceria entre as instituições trará à sociedade cearense. “Não se faz educação, inovação e transferência de tecnologia sem conhecimento”, diz.

Somente em 2020, a unidade recuperou mais de 300 equipamentos, entre ventiladores pulmonares, monitores e outros aparelhos hospitalares

Central de Ventiladores

Com o agravamento da pandemia no Ceará e considerando os desafios que a segunda onda da doença tem imposto à Saúde estadual, a Central de Ventiladores foi reativada em 19 de março de 2021. Desde então, mais de 60 aparelhos respiratórios e insumos relacionados que precisam de reparos foram consertados e destinados para as unidades públicas de saúde cearenses.

>> Central de Ventiladores Mecânicos do Ceará reabre para dar suporte a hospitais públicos

Somente em 2020, a unidade recuperou mais de 300 equipamentos, entre ventiladores pulmonares, monitores e outros aparelhos hospitalares. “Aqui temos uma equipe multidisciplinar, que vai desde a área da Tecnologia da Informação, da Mecânica até a Mecatrônica”, especifica Holanda.

Instituída pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, em 2 de abril de 2020, a CVMER se tornou estratégica no enfrentamento à Covid-19, recebendo doações ou enviando para consertos os aparelhos ou componentes dos instrumentos. O serviço de manutenção e reparo dos ventiladores mecânicos fica disponível para todos os municípios cearenses.

O conserto ocorre por meio de parceria com o Senai, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários. Na Central, é realizado o inventário de todos os ventiladores mecânicos existentes na rede hospitalar do Ceará.

Serviço

Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER)
Endereço: Rua Júlio Pinto , 1873 – Jacarecanga – Fortaleza
Horário de entrega: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Contato: (85) 3421-5309

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto e Fotos

#Central De Ventiladores Mecânicos #Coronavírus #Covid-19 #Escola De Saúde Pública #Esp Ce #Pandemia #Saúde Ceará #Senai



0 comentários:

Postar um comentário