Formação de docentes: 80 professores estão sendo capacitados para o ensino a distância ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

allowfullscreen="true">allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen="true">

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Formação de docentes: 80 professores estão sendo capacitados para o ensino a distância

 

A 1ª Formação Docente da Rede CVT apresenta métodos e ferramentas digitais importantes para o processo de aprendizagem de alunos e professores

Com a palestra do sociólogo e gestor educacional Eduardo Neto Moreira, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto Centec iniciaram a 1ª Formação Docente da Rede CVT 2021. O objetivo é capacitar 80 professores dos Centros Vocacionais Tecnológicos em cursos remotos que acontecem de 12 a 15 de abril, das 14 às 17 horas. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda, e do presidente do Centec, Silas Barros de Alencar.

O professor Eduardo Neto falou sobre Indústria 4.0, cultura maker, inteligência artificial e outros métodos e ferramentas digitais importantes para o processo de aprendizagem de alunos e professores, destacando a necessidade de adaptação às novas tecnologias, acelerada pela pandemia, tanto para dar continuidade às aulas por meio remoto, como para manter os alunos motivados através de ferramentas criativas e um ensino diferenciado.

Durante a solenidade de abertura, o secretário Inácio Arruda agradeceu a parceria com as prefeituras para que fosse possível a realização dessa capacitação, que vai beneficiar jovens e adultos sem nenhuma formação, acolhidos hoje pelos CVTs. “São esses espaços que vão oferecer a qualificação profissional, levando conhecimento às pessoas que mais necessitam”, disse o secretário.

Inácio destacou também que o Brasil vive uma tragédia sem precedentes, com mais de 350 mil mortos vítimas da Covid-19. “Não podemos aceitar a rejeição à Ciência que a humanidade vem acumulando há anos. É preciso colaborar com o conhecimento científico, é preciso se opor a esse negacionismo”, ressaltou.

O presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, deu as boas-vindas aos participantes, dizendo da satisfação de fazer essa oficina para os professores, que vão poder trabalhar melhor com as novas ferramentas digitais.

Já o diretor da Deti, Hermínio Lima, destacou os nomes convidados para o curso, todos profissionais de renome na área da Educação. “Queremos promover melhorias didáticas no ensino remoto do Centec e despertar cada vez mais a criatividade em nossa equipe para tornarmos nosso ensino ainda mais atrativo e interativo, oferecendo uma educação mais plena e construtiva e um aprendizado multidisciplinar”.

Ascom Secitece

0 comentários:

Postar um comentário