Escritores de Cedro apresentam suas obras na semana do livro ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA A NOTICIA DO CEARÁ

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Escritores de Cedro apresentam suas obras na semana do livro

 



Escritores apresentaram suas obras, inspirações e falaram sobre suas trajetórias para aproximar leitores da produção literária 

Na tarde desta terça-feira (20), o segundo dia da semana do livro virtual, foi marcado com a presença da escritora e professora Lúcia Barros, e o escritor Ricardo Souza, ambos mostraram suas obras literárias voltadas sobre a história que envolve o município de Cedro no contexto religioso, cultural e social.  

O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que ao longo desta semana, diversas ações estarão acontecendo para permitir que as pessoas em isolamento possam conhecer novos autores e até mesmo interagir com eles. “Foi importante demais este momento, temos dois livros que passarão a ser parte do acervo da biblioteca municipal”, pontua. 

O escritor Ricardo de Souza, apresentou seu livro "A cidade ferroviária abençoada pelo Precursor", que conta a história Eclesiástica de Cedro, mostrando o centenário da Paróquia São João Batista (1921-2021). "Neste livro pude abordar um passeio pelos trilhos da história da cidade, além da primeira construção da capela dedicada a São João Batista, chegada da ferrovia, missas, construção da igreja matriz, emancipação política e até a criação da Paróquia no dia 7 de setembro de 1921", explica. O autor, ainda mostra em fatos documentais e registros fotográficos dos padres, cidade e a festa do padroeiro. 



escritora e professora Lúcia Barros, apresentou o livro “A História do Cedrim de açúcar contada de forma diferente", que aborda um passeio pelos anos 1.900 até os dias atuais, abordando fatos históricos como a compra da fazenda Cedro, visita do Padre Cícero Romão, além da história da primeira casa, pontos turísticos, história da bandeira da cidade e como se deu o período do centenário da cidade, fazendo uma reflexão sobre a história do primeiro prefeito Coronel Gabriel Diniz. “Fiquei tão emocionada quando soube que meu livro iria ser colocado na grade curricular do ensino de Cedro, isso motiva a cada dia, continuar escrevendo a nossa história”, relata. Ainda durante a live, Lúcia Barros, lançou o livro “As aventuras do Lukkas”, que aborda a história da gravidez e os primeiros momentos de vida do seu filho.  



Para a Secretaria de Cultura, estes livros despertam novas pessoas a encontrarem através da leitura e da escrita, um mecanismo para que Cedro tenha excelentes acervos. “Nossa biblioteca municipal já conta com um espaço reservados para esses escritores, pois eles são exemplos para que continuamos investindo nesta temática”, ressalta Silvana Leite. 

A semana do livro segue até a próxima sexta-feira, 23 de abril. Amanhã, diversas escolas irão apresentar projetos voltados para a leitura. O encerramento contará com a presença do prefeito Joãozinho de titico, Vice Ana Nilma, além de autores cedrenses de renome nacional com suas obras literárias.  

Quem desejar pode rever os vídeos no site www.cedro.ce.gov.br 



Marciel Bezerra
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cedro



0 comentários:

Postar um comentário