Alimentação saudável é tema de atividades em escolas de Cedro ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

allowfullscreen="true">allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen="true">

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Alimentação saudável é tema de atividades em escolas de Cedro

 


A ação faz parte do cronograma de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido entre as secretarias de educação e saúde 


Em Cedro, diversos estudantes estão mobilizados com atividades sobre alimentação saudável, devido à pandemia da Covid-19, os professores usam as plataformas digitais para enaltecerem sobre a importância das práticas corporais e a alimentação saudável na infância e adolescência. 

O prefeito Joãozinho de titico, pontua que ações que envolvem os estudantes de forma a incentivá-los a construir uma rotina de hábitos saudáveis. “A prática de atividades corporais junto as escolas se faz necessário neste momento, estamos acompanhando os estudantes com diversos vídeos criativos”, pontua. 

Na escola José Marques, localizada na comunidade de Cachoeira dos Marques, os alunos produziram vídeos com foco em leitura e imagens. A aluna Tereza Emily, apresentou os alimentos saudáveis e não saudáveis. A professora Cícera Fernandes, da Escola Antônio Laurênio de Oliveira, no distrito de Santo Antônio, relatou as dicas essenciais de manuseio de alimentos e como se alimentar saudáveis no cotidiano. Já a estudante Laura Barbosa, mostrou em vídeo o almoço de sua residência e os legumes consumidos em família. 

Outros estudantes, optaram por criar quadros informativos ao lado dos pais. Alejandro Caetano, da Escola Antônio Alves, apresentou em cartaz a separação de alimentos ricos em proteínas e carboidratos que são utilizados em sua residência. 

Devido ao período da colheita de milho, a estudante Antônia Lara, da Escola Estefânia da Silva, destacou em vídeo a importância na alimentação e sendo utilizado em nossa culinária nas mais diversas receitas. Já Pedro Oliveira, explica que escolheu a melancia, pois ajuda ao coração e organismo. 

Para o coordenador do PSE – Educação, os resultados obtidos por vídeos, fotos, ilustrações e ações desenvolvidas com estudantes e pais, reforçam que as temáticas abordadas nas escolas estão sendo colocadas em prática. “O objetivo das ações se faz necessário para que futuramente possamos reduzir doenças crônicas como obesidade infantil, cardiovasculares, diabetes, entre outras”, destaca Francedilson Lima. 

Nas práticas corporais, os estudantes contam com o apoio da profissional em educação física da Academia de saúde em Cedro com os exercícios simples que podem ser praticados em casa. “Como estamos em casa, podemos realizar os exercícios com as crianças e os pais podem orientá-los e lembrando a importância da segurança e os vídeos demonstram que estão realizando com êxito”, Elayne Clementino. 

Novas ações 

No planejamento, a próxima ação será sobre a vacinação contra HPV com foco em meninas de 9 a 14 anos e meninos 11 e 14 anos. “Teremos um cronograma de vacinação por cada escola, pois estamos duas campanhas de vacinação (Covid e Gripe), assim, teremos uma parceria fundamental com as escolas para podermos imunizar o quanto antes os nossos adolescentes”, reforça o Coordenador de imunização, Werlly Teixeira. 



Marciel Bezerra
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cedro
Fotos: PSE/Escolas

0 comentários:

Postar um comentário