Iguatu promove I Encontro de Integração das Instituições de Ensino Superior da região ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA MENSAGEM BÍBLICA

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

sexta-feira, 19 de março de 2021

Iguatu promove I Encontro de Integração das Instituições de Ensino Superior da região

 


Em sala virtual, representantes da academia e do setor produtivo discutiram temas como cidades inteligentes e ecossistema de inovação

“Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação” foi o tema do I Encontro de Integração das Instituições de Educação Superior de Iguatu e Região, que aconteceu, de forma online, na manhã desta quinta-feira (18/03). A iniciativa foi da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Município do Iguatu, vinculada à pasta da Educação, reunindo mais de 70 representantes das Instituições de Educação Superior da região.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, foi um dos conferencista, ao lado de Tatiane Betat Kohrausch – Diretora de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Juazeiro do Norte, Raquel Cardamone – Fundadora da Startup Bright Cities Pesquisadora da Unicamp, e Marluce Torquato – Secretária de Educação, Cultura e Ensino Superior do Município. Pablo Neves, Chefe de Gabinete, representou na ocasião, o Prefeito Ednaldo Lavor.

 
Na mediação do evento, o professor José Ivo Ferreira, Secretário Executivo de CT e Ensino Superior de Iguatu, que defendeu uma maior aproximação e diálogo entre a academia, instituições públicas e o setor produtivo, em um esforço conjunto para o desenvolvimento do campo de CT&I e a formação de um ecossistema de inovação na região. Todas as instituições presentes participaram do evento que é o primeiro nesta perspectiva do Ecossistema de Inovação, e que tem a academia como forte aliada para o desenvolvimento sustentável de Iguatu.
Em sua fala, o secretário Inácio Arruda fez uma referencia especial aos professores, afirmando que a formação de qualidade atrai grandes empreendedores. Criticou a forma como a ciência vem sendo atacada e desprezada nos últimos anos, e disse que Iguatu tem toda uma estrutura para se transformar em um grande parque tecnológico. Um exemplo é o Campus Multi Institucional Humberto Teixeira, que reúne no mesmo espaço, cursos da Uece e Urca, sendo um grande polo de desenvolvimento, de ensino, pesquisa e extensão na região Centro Sul.

A secretária de Educação do Iguatu, Marluce Torquato, falou da dificuldade de erradicar o analfabetismo, que ainda tem uma taxa muito alta no município, não só o analfabetismo de adultos, mas também o analfabetismo funcional. “Estamos fazendo um esforço muito grande para universalizar o ensino, melhorar a alfabetização de todas as crianças, e trabalhar para uma formação de qualidade para os professores”, acrescentou.
As conferencistas Tatiane Betat Kohrausch, Diretora de CT e Inovação de Juazeiro do Norte e Raquel Cardamone, Pesquisadora da Bright Cities e Pesquisadora da Unicamp, falaram sobre Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação. Elas explicaram o conceito de cidade inteligente, que aproveita todo o movimento de CT&I para tornar os serviços públicos mais eficientes, usando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Explicaram que ecossistema é a interação dos seres vivos com o ambiente onde estão inseridos e que ecossistema de inovação é um ambiente onde diferentes atores interagem formando uma rede de estímulos ao desenvolvimento da inovação nas mais diferentes esferas.

https://www.sct.ce.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário