Idosos de Cedro participam de documentário sobre isolamento social ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA MENSAGEM BÍBLICA

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quarta-feira, 17 de março de 2021

Idosos de Cedro participam de documentário sobre isolamento social

 


Para a produção do trabalho, os profissionais do CRAS II vão primeiramente às residências ensinar sobre o uso das tecnologias. Uma série de vídeos já está sendo compartilhada nas redes sociais. E tudo é feito cumprindo-se as medidas sanitárias de combate à pandemia preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

  

Com apoio dos familiares e profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), os idosos estão participando do projeto “CRAS em casa”, com a temática do isolamento social e das vivências em tempos de pandemia. Objetivo: Fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos na melhoria de sua qualidade de vida, atuando de forma preventiva, protetiva e proativa. 




  

A iniciativa tem reconhecida repercussão social. Para o prefeito Joãozinho de Titico o documentário “é importante” para conscientizar as pessoas sobre a necessidade do isolamento social. “Queremos também fortalecer a convivência familiar em tempo de confinamento, além de outros aspectos inerentes ao isolamento social”. E reforça, otimista: “Vamos acelerar a vacinação dos idosos em Cedro, e assim possamos voltar à normalidade”.   




  

Para a Secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira, o momento exige o desenvolvimento do maior número possível de atividades de apoio a esse segmento. “Queremos garantir a proteção e a segurança deles. É um público com muitas habilidades, e que agora serão reveladas de maneira remota”. Ela explica que a ideia do documentário nasceu de um planejamento coletivo, envolvendo a equipe técnica do CRAS II, direcionando esforços ao público dos serviços socioassistencias.    

  




Palavra de quem sabe  

Francisca Lúcia, moradora do bairro Divisão, se emocionou com a visita do profissional do CRAS à sua residência. Contou dos desafios da pandemia no seu cotidiano. “Essa doença não é brincadeira. Por isso, uma iniciativa como essa é uma alegria. Tive oportunidade de aprender sobre mais tecnologias e assim vamos interagir de forma online, até que tudo passe”, comentou.   

  

Josefa Luíza revela que o maior desafio é manter o isolamento e usar máscara, porém, admite que são recomendações sanitárias necessárias. “Eu não aguento mais ficar sem minhas caminhadas, sem a participação nos grupos de danças e as viagens. Mas sei que tudo isso vai passar”, conta emocionada.    

  

De acordo com o orientador Social Cosmo Ferreira, a presente vivência do CRAS II é parte das ações contínuas programadas. É necessário ouvir os idosos que não tem habilidades com a tecnologia. “A gente chega a ficar emocionado com o que dizem. E a pergunta que sempre fazem é: quando iremos retomar os encontros no CRAS? É uma saudade imensa”.   

  

Capacitação   

Primeiro, os profissionais do CRAS II ensinam os idosos s utilizarem a tecnologia, depois serão desenvolvidas atividades de maneira remotas. Pelo Whatsapp serão sugeridas atividades para o diversos grupo ao longo da semana; as atividades serão postadas, obedecendo-se prazos, e indicadas pelos facilitadores de oficinas do CRAS Cedro.   

   


Episódio 1 - https://youtu.be/qII44g8zgUE 


Marciel Bezerra
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cedro
Fotos: Milca Leandro

0 comentários:

Postar um comentário