Escolas municipais organizam atividades em torno da luta contra a Dengue ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

allowfullscreen="true">allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen="true">

terça-feira, 30 de março de 2021

Escolas municipais organizam atividades em torno da luta contra a Dengue

 


A ação faz parte do cronograma de atividades do comitê municipal de combate às arboviroses e do Programa Saúde na Escola (PSE) 

Com o objetivo de expandir a conscientização dos moradores, alunos e familiares em torno dos cuidados necessários contra o mosquito Aedes Aegypti, as escolas municipais, organizaram na última semana diversas atividades informativas.  

No balanço divulgado nesta segunda-feira (29), neste ano, o município de Cedro conta com 15 casos negativos e 02 positivos para Dengue. Nenhum caso de Zika e chikungunya. “Estamos em período chuvoso e nossa alerta maior durante o período de isolamento social, os estudantes também estão colaborando com atividades que visam alertar aos pais e a sociedade sobre o período do mosquito Aedes Aygpti”, pontua o prefeito Joãozinho de titico. 

A Coordenadora do PSE, no âmbito da Secretaria de Educação, ressalta que agora, foram realizadas atividades nas escolas Estefânia da Silva, Obi Viana Diniz e a Creche Maria Marilene Alves Diniz, dos bairros Caldeirão e Fátima. “Essas escolas estão localizadas nos bairros que tiveram os dois casos confirmados para Dengue, diante do cenário iremos ampliar com os casos em investigação e essas medidas foram importantes para que possamos manter a parceria junto aos profissionais de saúde”, pontua. 

A estudante Raysa Teles do 2° ano da Escola Obi Viana Diniz, ressalta em seu vídeo a importância dos cuidados no combate ao mosquito Aedes Aeygpti. “Estamos constatando que nossos estudantes estão dando aula em referência ao combate ao mosquito Aedes Aeygpti, pois essa ação já vem sendo desenvolvida ao longo do ano”, ressalta a secretaria de educação, Regina Cavalcante.  

A Professora da Creche Maria Marilene Alves Diniz, realizou um vídeo musical com os estudantes. “O combate ao mosquito segue firme com apoio da rede municipal de educação”, explica.  

Na Escola Estefânia da Silva, Ao lado dos familiares, os estudantes realizaram entrevistas com os pais e mostraram na prática como manter atividades em casa. A Estudante Maria Suelen, do 5º ano, realizou desenhos para descrever o combate em sua casa. “Assim como o Coronavírus, a Dengue pode matar e peço que se previnam”, escreveu.  

Para a Secretária de Saúde, a união da comunidade e do poder público é a saída para combater os criadouros do mosquito. “Precisamos estar conscientes e atentos nesse momento, os cuidados diários e a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito são indispensáveis” destaca Norma Marques.  

Testes 

O município tem ampliado o acesso ao Testes Rápidos para Dengue, conforme orienta a pasta da saúde, caso apresente sintomas como febre e dor de cabeça, o cidadão deve comparecer ao posto de saúde. Além desta ação, os profissionais de endemias, realizam trabalhos de bloqueio em bairros como casos suspeitos e monitoram por meio de visitas peridomiciliar. 

 



Marciel Bezerra
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cedro

0 comentários:

Postar um comentário