Cerca de 2 mil doações de capacetes Elmo já foram entregues à saúde pública estadual ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA MENSAGEM BÍBLICA

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

terça-feira, 30 de março de 2021

Cerca de 2 mil doações de capacetes Elmo já foram entregues à saúde pública estadual

 

Nesta segunda-feira (29), a empresa Solar Coca-Cola entregou 100 unidades do Elmo à Sesa. Do total, 20 já foram distribuídas para o Hospital São José

Ações solidárias são cruciais no cenário de pandemia. Como no caso das doações de capacetes Elmo, que já somam 1.967 unidades do dispositivo destinadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para atender a rede pública de saúde estadual. A iniciativa, que evidencia o comprometimento social de várias instituições e pessoas físicas, é fundamental no momento em que o Estado expande o número de leitos para garantir assistência à população cearense em meio à alta disseminação da Covid-19.

“Agradeço e reconheço, com alegria, a onda de solidariedade que tem se formado para doações do capacete Elmo e de treinamento do dispositivo que a sociedade tem mostrado para a Secretaria da Saúde do Estado e para nossa Escola. Quase dois mil capacetes já foram doados, e junto aos treinamentos específicos, o que pode levar esse dispositivo a ser usado com segurança em todo o Ceará e até mesmo em outras regiões do Brasil”, afirma Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e idealizador do Elmo.

Nesta segunda-feira (29), a Solar Coca-Cola entregou cem unidades do aparelho à Sesa. Do total, 20 já foram distribuídas para o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). “Momentos críticos, como o que vivemos hoje com a pandemia, desafiam a todos e demandam ainda mais esforços e dedicação. Por isso, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada local ou cada grupo, estamos realizando uma série de ações emergenciais para dar algum alívio aos que mais sofrem nesse momento”, explica Fabio Acerbi, diretor de Relações Externas da companhia.

Na última sexta (26), a Associação Médica Cearense (AMC) repassou à Sesa 165 unidades do Elmo. Para realizar a doação, a entidade desenvolveu uma campanha que envolveu médicos, clínicas particulares e sociedades de especialidades médicas filiadas numa corrente solidária. “A pandemia é a pior crise sanitária do País. Isso traz à tona a solidariedade, um momento de união de todos independentemente de todas as diferenças, em busca de amenizar o sofrimento da população”, afirma Ricardo Pessoa, secretário-geral da AMC.

Já a Esmaltec, do Grupo Edson Queiroz, entregou 500 equipamentos na quarta-feira (24). Com isso, a empresa já totaliza mais de 1.500 aparelhos doados desde que iniciou a fabricação do dispositivo, no fim de 2020.

“Estamos atendendo na medida do possível os pedidos de doação conduzidos pelos órgãos públicos de saúde, muitas vezes patrocinados por entidades da iniciativa privada. Um esforço coletivo que reflete a capacidade solidária que temos em contribuir com a sociedade”, destaca Marcelo Pinto, diretor superintendente da Esmaltec.

Repasse ao SUS

A partir das doações, a Sesa faz a distribuição do capacete para unidades da rede pública de saúde de Fortaleza e do Interior. Diante do agravamento da pandemia, também há cooperação entre os estados: 65 Elmos foram entregues em caráter solidário ao Governo do Amazonas e 40, ao do Maranhão.

Para que o capacete Elmo seja alternativa de tratamento nas unidades hospitalares, a ESP/CE realiza treinamentos para utilização do equipamento. Desde dezembro de 2020, mais de 700 profissionais foram capacitados, número superior à meta de treinar 285 profissionais em três meses.

Jackson de Moura - Ascom ESP/CE - Texto
Diego Sombra - Foto

0 comentários:

Postar um comentário