A pedagogia da dança norteia projeto que envolve professores e crianças de seis cidades cearenses ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

allowfullscreen="true">allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen="true">

quinta-feira, 18 de março de 2021

A pedagogia da dança norteia projeto que envolve professores e crianças de seis cidades cearenses

 


Nesta quinta-feira, dia 18, Flávio Sampaio conversa com Rosa Primo sobre “Por uma pedagogia contemporânea para a infância”, às 19h no canal do Youtube do Webinário Arte e Infância. O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

A criança está sempre a dançar. Então, ela precisa apenas transformar essa relação. A criança quando dança, sabe que dança. E assim, dança mais. Mas isso não é tão fácil como pode parecer. É sobre Dança e Infância o projeto “Dança Ceará Criança” que começou nesta terça-feira, dia 16 de março. Formação, criação,  difusão e acessibilidade marcam a programação com foco formativo, acontecendo até 18 de abril com seminário, oficinas e exibição online de vários espetáculos filmados, selecionados especialmente para o Dança Ceará Criança.

SEMINÁRIO

seminário teve início no dia 16 e segue até o dia 19 de março, sempre às 19 horas no canal do Youtube do Webinário Arte e Infância com acesso gratuito, sem necessidade de inscrição. Os primeiros temas foram “A experiência da dança na infância”, com Rosa Primo, Claudia Pires, Denise Parra e Luciane Golberg (mediadora); e “A Dança e o ensino em Arte”, com Luciane Goldberg, Nathália Almada  e Denise Parra (mediadora), respectivamente nos dias 16 e 17. Nesta quinta-feira, dia 18, o assunto será “Por uma pedagogia contemporânea para a infância”, com Flávio Sampaio e mediação de Rosa Primo; e na sexta-feira, dia 19, será sobre “Criação e poéticas pedagógicas da infância”, com Sâmia Bittencourt, Rosa Primo, Miliane  Barbosa, Clarissa Costa e Denise Parra como mediadora.

OFICINAS

Um ciclo de oficinas teve início no dia 17 de março e acontece até o dia 18 de abril envolvendo 06 cidades cearenses: Paracuru (17 a 19 de março), Itapipoca (21 a 23 de março), Aratuba (25 e 26 de março), Maracanaú (03 e 04 de abril), Pacatuba (01 e 02 de abril) e Fortaleza (16 a 18 de abril). São 03 oficinas voltadas para o público de cada cidade, sendo necessária uma inscrição prévia gratuita no site www.dancacearacrianca.com.br

Oficina de Aperfeiçoamento Pedagoreia do Ensino da Dança é voltada para profissionais que atuam no ensino de dança e que desejam pensar e desenvolver propostas pedagógicas voltadas para a faixa etária da infância à adolescência. Tem como público-alvo profissionais de Paracuru, Itapipoca, Pacatuba e Fortaleza.

Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística destina-se a profissionais da rede pública de ensino, objetivando a sensibilização do movimento e de poéticas pedagógicas para o trabalho de preparação à fruição artística, que poderá ser desenvolvido  por eles em sala de aula com seus alunos. É destinada a profissionais de ensino de Paracuru, Itapipoca, Aratuba, Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza.

As Vivências de Dança com Crianças são ações realizadas com orientação de profissionais especializados em propostas pedagógicas em dança para o público infanto-juvenil, articulando uma rede de atores do trabalho sócio-pedagógico direcionado ao público infantil e seus familiares (Escolas de ensino fundamental, Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, Associações comunitárias, etc.). As vivências são destinadas a estudantes de Paracuru, Itapipoca, Aratuba, Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza.

As facilitadoras dos encontros são a bailarina e professora de dança Rosa Primo e a doutoranda em Dança Denise Parra. Rosa Primo é bailarina, professora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança na Universidade Federal do Ceará. É líder do grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq). Em 2018 estreou dois solos, dentre eles o infantil Iracema. Denise Parra é professora e artista da dança. Docente dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança (ICA/UFC), Mestre em Performance Artística em Dança (Lisboa/PT). Coordena o projeto Improvisa e a Residência Pedagógica dos cursos de Dança da UFC.

OFICINAS por CIDADE

Para participantes de PARACURU - De 17 a 19 de março de 2021

A primeira oficina foi realizada nesta quarta-feira, dia 17, sobre Pedagogia do Ensino da Dança. Na quinta-feira, dia 18, às 9h, acontece a Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística. E na sexta-feira, 19, às 10h, a programação continua com a Vivência de Dança com crianças.

Para participantes de ITAPIPOCA - De 21 a 23 de março de 2021

Em Itapipoca a programação de oficinas começa no domingo, dia 21, às 14h, com a Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança. Na segunda-feira, 22, às 14h, é a vez da Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística. Na terça-feira, dia 23, serão duas Vivências de Dança com crianças, uma às 9h e outra às 14h.

Para participantes de ARATUBA – Dias 25 e 26 de março de 2021

A cidade seguinte é Aratuba, com Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística na quinta-feira, dia 25, às 10h, e Vivência de Dança com crianças na sexta-feiraa, 26, às 14 horas.

Para participantes de PACATUBA – Dias 01 e 02 de abril de 2021

Em abril a programação de oficinas segue para Pacatuba onde serão realizadas, no dia 1,º a Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança, às 9h, e, Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística às 15 horas. Na quinta-feira, dia 2, haverá Vivências de Dança às 10h e às 14h, com crianças de 7 a 15 anos.

Para participantes de MARACANAÚ - Dias 03 e 04 de abril de 2021

No primeiro fim de semana de abril as atividades de formação chegam a Maracanaú com Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística no sábado, dia 3, às 14, e Vivência de Dança com crianças no domingo, dia 4, às 14h.

Para participantes de FORTALEZA - De 16 a 18 de abril de 2021

A programação de oficinas do projeto Dança Ceará Criança encerra o circuito em Fortaleza. No dia 16 de abril será realizada a Oficina de Aperfeiçoamento Pedagogia do Ensino da Dança, às 10 horas, no dia 17 é a vez da Oficina Preparatória de Sensibilização e Introdução à Fruição Artística às 10h e às 14h. A última atividade de formação do projeto será no dia 18, com duas Vivências de Dança com crianças, às 10h e às 14h.

QUEM FAZ

O projeto Dança Ceará Criança é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, com realização da Proarte. Parceiros: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Pedagogia, Licenciatura e Bacharelado em Dança - UFC, Vila das Artes - equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Escola de Dança de Paracuru, Prefeitura Municipal de Paracuru, Ponto de Cultura Galpão da Cena, Prefeitura de Itapipoca, Secretaria de Cultura de Itapipoca, Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Prefeitura Municipal de Pacatuba e Instituto Antônio Justa.

SERVIÇO

Dança Ceará Criança - Seminário de 16 a 19 de março às 19h no Youtube do Webinário Arte e Infância. Oficinas de 17 de março a 18 de abril para profissionais de Paracuru, Itapipoca, Aratuba, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza. Inscrições no site www.dancacearacrianca.com.br ou no instagram @dancacearacrianca. Contato: dancacearacrianca@gmail.com.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira


0 comentários:

Postar um comentário