Porto Iracema tem inscrições abertas para cursos online até sexta-feira (19) ~ TribunaIguatu.com
Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Porto Iracema tem inscrições abertas para cursos online até sexta-feira (19)

 

Tema faz alusão aos desafios da pandemia para a formação em artes e norteará atividades pedagógicas. São 165 vagas para formações gratuitas, com prioridade para alunos ou egressos da rede pública de educação, entre 16 e 29 anos

Encerram nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, as inscrições para a primeira oferta de cursos lançada pela Escola Porto Iracema das Artes em 2021. Com 165 vagas, ao todo são sete formações do Programa de Formação Básica nas áreas de Fotopoéticas (90 vagas), Artes Visuais (40), Artes Cênicas (20) e Audiovisual (15), mantendo o caráter gratuito e a prioridade para alunos da rede pública de educação, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Esta primeira oferta de cursos do Programa de Formação Básica é constituída por propostas que trabalham a ideia de “travessia”, em consonância com o tema escolhido para nortear as atividades da Escola em 2021: “Poéticas de Travessia”. O objetivo é que a apresentação de conceitos da criação artística, alguns em conjunto com experimentações práticas, discutam os trânsitos entre noções aparentemente opostas como próximo / distante, pessoal / coletivo, concordância / insurgência.

A escolha dos professores reflete essa proposta, já que todos eles tiveram experiências diversas com a formação em artes e a virtualidade no ano que passou. Na equipe, estão os artistas e pesquisadores Zeca Ferreira, Aline Motta, Ma Njanu, Rômulo Silva, Deri Andrade, Lucas Dilacerda, Manuela Eichner e a Trupe Motim de Teatro. As aulas serão ministradas entre 23 de fevereiro e 1 de abril. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 de fevereiro, no site da Escola.

Sobre o tema do ano

A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, lembra os desafios que a pandemia impôs para a educação e a formação em artes, em particular. “Fomos jogados num turbilhão virtual para nos mantermos vivos. Foi uma experiência que impactou a nossa experiência de vida. No Porto Iracema, instauramos um processo de reflexão e de observação, com vistas a construirmos metodologias possíveis na virtualidade. Esse processo segue em 2021, potencializado com o tema norteador, que trata exatamente das contribuições que a experiência do isolamento pode sugerir para a formação em artes”, observa a professora, acentuando a ideia de “travessia”. “Essa proposta traduz uma necessidade de pensar nossa experiência num ambiente de instabilidade, num estado permanente de incertezas. Ao evocar a travessia como referente poético para o ano de 2021, indagamos como o estado de travessia nos provoca individual e coletivamente, como repercute em nossas poéticas de criação, como atravessamos e somos atravessados”, destaca Bete Jaguaribe.

O processo de reflexão que pontuou as atividades da Escola no primeiro ano de pandemia segue, agora, com a sistematização das experiências realizadas e a formulação do projeto de Plataforma Pública de Formação em Artes. “Em 2021, a ideia é mobilizarmos propostas de artistas que experimentaram novas poéticas de criação para que passem a compor os processos de formação da escola. Queremos propor um movimento de construção coletiva, a partir das novas poéticas surgidas nas práticas do mundo virtual”, afirma a diretora. Em março, o Porto Iracema das Artes lançará uma convocatória para cadastro de propostas de experiências formativas on-line para o Programa de Formação Básica, que dialoguem com os conceitos norteadores do projeto pedagógico da Escola.

Cursos

Audiovisual

TÃO LONGE, TÃO PERTO: Oficina de Cinema Documentário
Com Zeca Ferreira
15 vagas
Período: 02 de março a 01 de abril, terças e quintas, de 10h às 13h (30 h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, com interesse em cinema documentário.
Requisito: É necessário um celular com câmera e acesso à internet.

Fotopoéticas

Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo
Com Aline Motta
30 vagas
Período: 16, 18, 23, 25 de março, terças e quintas, de 18h às 20h (8 h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, com alguma experiência anterior em criação em fotografia e/ou artes visuais.

CORPO-F3CHADO: Ateliê de criação desobediente
Com Ma Njanu e Rômulo Silva
30 vagas
Período: 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de março, segundas, quartas e sextas, de 18h às 19h30 (9 h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, com interesse em fotografia e escrita.

Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira
Com Deri Andrade
30 vagas
Período: 15, 17, 22 e 24 de março, segundas e quartas, de 18h às 20h (8 h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio.

Artes visuais

Travessias Afetivas: Estética, Política e Arte Contemporânea
Com Lucas Dilacerda
20 vagas
Período: 23, 24, 25 e 26 de Fevereiro, terça a sexta, das 19h às 22h (12h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio.

Planta-colagem
Com Manuela Eichner
20 vagas
Período: 8, 10 e 12 de março, das 9h às 12h (8h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio.

Artes cênicas

Cenografia criativa: ressignificando objetos do cotidiano
Com Trupe Motim
20 vagas
Período: 02 a 05 de março, terça a sexta, das 16h às 18h (8 h/a)
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio.

Ementas e currículos dos professores estão disponíveis no site da Escola.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Orientado pelo tema “Poéticas de Travessia”, ano letivo 2021 no Porto Iracema tem inscrições abertas para cursos online até sexta-feira (19)
Inscrições: 10 a 19 de fevereiro, AQUI
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.
Resultado da seleção: 22 de fevereiro
Período das aulas: 23 de fevereiro e 1 de abril
Cursos online e Gratuitos

Mais informações

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

0 comentários:

Postar um comentário