Cadastro de pessoas com deficiência segue até o dia 3 de março ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA MENSAGEM BÍBLICA

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Cadastro de pessoas com deficiência segue até o dia 3 de março

 


Agentes Comunitários de Saúde de Cedro realizam busca ativa pessoalmente em suas áreas de territorialização. Cidadão também pode realizar o cadastro de forma online.  

  

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Prefeitura de Cedro, está realizando o Cadastro de Pessoas com Deficiência. A iniciativa acontece em todos os municípios cearenses e possibilita o mapeamento de parte deste segmento da população. É uma efetiva contribuição para que sejam implementadas políticas públicas eficazes, entre elas a assistência descentralizada, com foco na regionalização. Desde que foi lançado dezembro de 2020, mais de 2 mil cadastros foram realizados no Ceará.  O IBGE estima que 1.586 cadastros sejam efetuados aqui.   

  

O prefeito Joãozinho de Titico explica que a ação irá auxiliar no planejamento e na organização dos serviços e demandas do setor de saúde. “Estamos com equipes em campo para agilizar e obedecer aos critérios estabelecidos pelo Governo do Ceará”, pontua. Até a última sexta-feira (26), foram realizados 112 cadastros de moradores com as mais diversas deficiências:   

- auditiva (12)  

- física (34)  

- intelectual (42)  

- múltipla (12)  

- visual (7)  

- transtorno de espectro autista (5)  

  

O cadastro permitirá a obtenção de informações detalhadas sobre esse público, o que inclui seu contexto ambiental, socioeconômico, as características educacionais, de moradia, a relação familiar, as barreiras enfrentadas, o acesso aos serviços de saúde e sua condição de saúde.   

  

Após finalizar o Cadastro, a Sesa realizará um censo para informações mais detalhadas. O Governo do Ceará promoverá capacitações para a elaboração, adaptação e manutenção de órteses e próteses. Os treinamentos acontecerão em oficinas, proporcionando emprego e renda, reabilitação, maior autonomia e garantia de inclusão social à pessoa com deficiência – seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, contemplando, ainda, transtornos do espectro autista.   

  

Como se cadastrar   

Clique aqui: https://digital.saude.ce.gov.br/pessoas-com-deficiencia/#/inicio   



Marciel Bezerra
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Cedro

0 comentários:

Postar um comentário