Lacen analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 durante a pandemia ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA TRIBUNA SHOW

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Lacen analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 durante a pandemia



O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) já analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 ao longo da pandemia. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é capacitada para realizar, em média, dois mil exames de biologia molecular (RT-PCR) por dia. “O Lacen tem desenvolvido um papel importante e fundamental ao longo dos anos e se destaca nessa pandemia. Nós, que compomos o laboratório, estamos contribuindo para a melhoria da saúde da população do Ceará”, afirma Liana Perdigão, diretora do Lacen.

A população tem acesso ao exame para diagnóstico de Covid-19 no Centro de Testagem localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy. Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes.

No Centro de Testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. Basta portar documento com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. O Centro têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

Nos drive-thru, os exames são voltados para pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus. Os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará. A abertura de novas vagas é feita semanalmente. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O resultado dos exames saem em até cinco dias e podem ser acessado pelo site Saúde Digital. O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas do nariz, por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

0 comentários:

Postar um comentário