Colégio juazeirense está entre as melhores escolas públicas de ensino médio do país ~ TribunaIguatu.com

PROGRAMA A NOTICIA DO CEARÁ

Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Colégio juazeirense está entre as melhores escolas públicas de ensino médio do país


Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ibed), o Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de escolas de ensino médio estaduais a estarem dentre as melhores instituições de ensino público do país. Ao todo, são 21 escolas dentre as melhores, ficando atrás apenas de São Paulo, com 83. No ranking estadual, Juazeiro do Norte configura-se com a 13ª posição, sendo representada pelo Colégio da Polícia Militar do Cariri. Com nota 6,4 no Ideb, está na 70ª posição junto a outras cinco instituições cearenses com mesma pontuação.


Segundo as faixas de resultados do Ideb alcançadas pelas escolas cearenses para a rede estadual do ensino médio, nas edições de 2017 e 2019, houve “uma expressiva evolução na proporção de escolas com Ideb de 4,2 a 5,1, saindo de 14,9% em 2017 para 33,7% em 2019, e uma redução das escolas com menores Ideb (até 3,1), caindo de 12,3% para 1,3% no período avaliado. Tais resultados evidenciam o avanço na qualidade da educação no ensino médio na rede estadual do Ceará nos últimos anos”. O trabalho do Ipece tem como autores o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros e a assessora Técnica Luciana de Oliveira Rodrigues, que tiveram a colaboração do estagiário João Bosco Gurgel Filho.

Das 21 escolas cearenses classificadas entre as 100 primeiras no país, com exceção do Colégio da Polícia Militar do Cariri – Coronel Hervano Macedo Junior, todas as demais são escolas de ensino profissionalizante – observa o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento. Em 2019, a escola da rede pública do ensino médio com maior nota no Ideb no Estado foi a escola EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, que também obteve o 4º lugar no ranking nacional, seguida pelas EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, de Russas, e EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio, em Sobral. Ele ressalta que o objetivo do trabalho foi apresentar os principais resultados alcançados pelo Ideb para o ensino médio, índice criado em 2007 e que é um dos principais parâmetros para mensurar e monitorar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

Públicas e Privadas

O estudo do Ipece apresenta muitos outros dados, como, por exemplo, uma série histórica do Ideb para o ensino médio de 14 anos, considerando a rede geral (escolas públicas e privadas). Assim, revela que o Ceará saiu de uma nota 3,3 no Ideb, em 2005, para 4,4, em 2019, representando um crescimento relativo de 25% no período.
Outro dado mostrado no estudo do Ipece é que no Ceará a rede estadual é responsável por atender cerca de 89% dos alunos matriculados no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar. “Em relação ao Ideb alcançado por essa rede no Estado, observam-se avanços positivos nos últimos anos. Enquanto que em edições anteriores do Ideb o Estado perdeu posições frente às demais unidades da federação, em 2017, ele avançou oito colocações, saindo da 12ª, em 2015, para dividir a 4ª colocação com o estado de São Paulo. Em 2019 o Ceará ficou novamente em 4º lugar, empatado com o Paraná” – afirma o Analista de Políticas Públicas.

Ele acrescenta que, entre 2017 e 2019, houve uma evolução de 0,6 na nota do Ideb da rede pública do Estado (saindo de 3,8 para 4,4), ficando o Ceará bem perto de atingir a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep), que estava projetada em 4,5. “Não obstante, mesmo não atingindo a meta projetada para 2019, o Estado apresentou avanços importantes durante as duas últimas edições do Ideb com possibilidade de alcançar a meta final de 4,8 em 2021, caso mantenha a taxa de crescimento observada neste último ano” – conclui.

Com informações do Governo do Estado do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário