Centros de Testagem para Covid-19 já realizaram quase 11 mil exames ~ TribunaIguatu.com
Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Centros de Testagem para Covid-19 já realizaram quase 11 mil exames


Ampliar o acesso à testagem para diagnóstico da Covid-19 é uma das ações do Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para identificar a circulação do vírus e estabelecer estratégias para diminuir a disseminação da doença. A população tem acesso ao exame nos Centros de Testagem da Praça do Ferreira e de Maracanaú, nos drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Shopping Riomar Kennedy. Foram 10.857 mil exames coletados nesses quatro serviços gratuitos.

Nos locais de testagem são realizados exames de biologia molecular RT-PCR. Feito por meio de amostras coletadas das secreções do fundo do nariz, por meio de introdução de um swab (cotonete), o exame é capaz de detectar a presença do vírus no organismo.


Atendimento

Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes. Nos Centros de Testagem, situados na Praça do Ferreira e Maracanaú, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame, bastando portar documento com foto. Nos dois serviços foram realizados 3.471 testes. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, e têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

As amostras coletadas nos Centros de Testagem são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital.

Já o atendimento no sistema drive-thru, situados no HGF e no Shopping Riomar Kennedy, segue protocolo diferente. Os exames são voltados para as pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus e precisam ser agendados. A marcação é feita pelo Saúde Digital ou Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará.


Rede particular

No decreto nº 33730 que delibera sobre os municípios que já cumpriram a Fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, fica estabelecido o retorno, em 1º de setembro, das escolas privadas de Educaão Infantil (creche e pré-escola).

Neste protocolo, a Sesa é responsável pelo treinamento dos representantes da rede privada de ensino, por distribuir os insumos necessários para a realização dos exames e pela análise das amostras.

Foram repassados mais de 6 mil kits para a testagem. Destes, 2.790 coletas foram feitas nas unidades particulares, somente no último final de semana.

0 comentários:

Postar um comentário