Tubulação de barragem rompe em Jati ~ TribunaIguatu.com
Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

sábado, 22 de agosto de 2020

Tubulação de barragem rompe em Jati


Uma tubulação que faz parte da barragem do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco em Jati, se rompeu na tarde desta sexta-feira (21). Segundo informações, o rompimento se caracteriza na localidade onde o trecho se conecta com o Cinturão das Águas do Ceará, inaugurado nesta quinta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Segundo técnicos da obra, o problema ocorreu devido uma falha no desligamento das comportas no horário correto, no trecho entre Jati e Brejo Santo, e não houve ou deva trazer risco a população. Em vídeos divulgados nas redes sociais, populares foram até o local para ver o grande jato d’água resultante do rompimento. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar esteve no local, não identificando problemas na estrutura de concreto da barragem.

Sem saber do que se tratava na hora do rompimento, a população correu para localidades mais altas, temendo uma possível enchente. Na localidade, sirenes de segurança foram acionadas e todos os locais começaram a sair de suas casas.

O residentes da região foram avisados, mas a principal preocupação é se a ruptura causou danos à estrutura da barragem, o que, aparentemente, não foi registrado. Uma análise mais precisa deve ser feita neste sábado (22), segundo a Secretaria de Recursos Hídricos (SHR).

Francisco Teixeira, titular da SHR, afirmou que o problema foi por conta de um vazamento causado na tomada d’água de uma das tubulações, que fez com que ela rompesse. O secretário afirma que a única preocupação no momento é de que a água cause uma erosão na barragem, pois outras consequências maiores que essa não devem ocorrer.

Conforme o tenente Fideles Dutra, da comunicação do Corpo de Bombeiros, o rompimento não gerou danos a residências e nem alagamento.

“A princípio, a gente acredita que não houve nenhum dano estrutural até porque é uma canalização de passagem, em uma curva. Mas a gente está avaliando, até para ver o desempenho do fluxo dessa água, o volume, bateu-se várias fotos para ver amanhã a gente ver rachadura, fenda ou sinal que possa remeter dano à estrutura”, pontua o tenente. Equipe dos bombeiros está no local, assim como a Defesa Civil do Município.


Por: Badalo.

0 comentários:

Postar um comentário