Morre ator e dramaturgo cearense Wellington Rodrigues aos 45 anos ~ TribunaIguatu.com
Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Morre ator e dramaturgo cearense Wellington Rodrigues aos 45 anos


O ator e dramaturgo cearense Wellington Rodrigues morreu nessa segunda-feira, 03, vítima de insuficiência respiratória. O artista estava internado há oito dias com sintomas semelhantes ao do coronavírus no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Segundo o irmão de Wellington, o ator de 45 anos realizou dois testes para Covid-19, mas o resultado de ambos deu negativo.

Wellington era um dos fundadores da Companhia Teatral Moreira Campos, na qual ocupava atualmente a função de diretor do projeto. Sob condução do dramaturgo, a companhia passou a explorar temas de universos distintos, como o feminino, a musicalidade, a cultura afrobrasiluso e o teatro burleta no Ceará.

Uma de suas obras mais recentes do foi “Velha Moça”, em 2017, construída a partir de relatos colhidos de acompanhantes de idosos da capital cearense. Dentre outros trabalhos do artista, destacam-se Los Títeres de Cachamorra (2003-2004), A Casa (2004), Entre o Amor e Ódio (2005), Sete Vez Setenta (2005), Embriagada… Eu quero desabafar (2009-2017), Branca de Neve, a História que Sua Mãe Nunca Contou (2010-2012) e O Pranto de Maria Cachaça (Processo em Construção 2018/2019).

Durante os mais de 20 anos de carreira no teatro como ator e produtor, Wellington fez 19 espetáculos. O dramaturgo também participou como convidado pela Companhia Palmas Produções Artísticas, pelo Grupo Palcos Produções Artísticas e pelo Grupo Bilu Bila Teatro.

Em 2018, ele concluiu doutorado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, apresentando também em seu currículo acadêmico o título de especialista em Estudos Clássicos pela mesma instituição de ensino superior.

O dramaturgo atuou ainda como professor na Universidade Regional do Cariri, entre 2013 e 2015, no Instituto Federal do Ceará (2015-2017) como docente de língua portuguesa e bolsista pela Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Ceará (2009-2018), pela qual também ministrou algumas disciplinas no âmbito na literatura.

O velório de Wellington Rodrigues ocorre na manhã desta terça-feira, 04, no cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.

Homenagem

O Theatro José de Alencar publicou uma nota de pesar pelo falecimento do artista, equipamento no qual Wellington se fez presente com inúmeras peças e lançamentos de livros.

“É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento ator, diretor, dramaturgo, escritor e produtor da Cia. Teatral Moreira Campos, Wellington Rodrigues. Sempre com sorriso no rosto, Wellington, sempre era frequentador assíduo do Theatro José de Alencar, fosse no palco ou atrás das cortinas. Inúmeras peças e lançamentos de livros. Doutor em Letras/Literatura Comparada (PPGLETRAS UFC 2018), Mestre em Letras/Literatura Comparada (PPGLETRAS UFC 2010), Especialista em Estudos Clássicos pela UFC (2006), Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2002), a “Velha Moça” deixará saudades. O Theatro José de Alencar e seus funcionários solidarizam com parentes, amiges e admiradores do trabalho de Wellington Rodrigues”.

Por: Repórter Ceará com informações do G1-CE.

0 comentários:

Postar um comentário