Em 2019, o total de casos confirmados de dengue no Cariri Cariri era de 3.776. A diferença em comparação ao dado atual é de 68,8%, representando a maior alta no estado. Em segundo e terceiro lugares estão as regiões Norte e Fortaleza, que tiveram aumento de 65,8% e 18,8% respectivamente. As demais regiões apresentaram uma redução.
O Cariri também concentra as maiores taxas de incidência por 100 mil habitantes no estado, tendo as cidades de Icó, Brejo Santo, Juazeiro do Norte e Crato como líderes do ranking. Na região, o maior número de casos está no Crato com 1.107 confirmações.
Houve confirmação de 12 casos de Dengue Grave no Ceará, vitimando cinco pessoas, sendo um do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades entre 4 meses e 48 anos. Entre os óbitos, dois foram no Cariri, nas cidades de Barbalha e Missão Velha. Os outros três ocorreram na capital.
Os casos confirmados de dengue ocorreram predominantemente nas faixas etárias de 20 a 39 anos.
Chikungunya e Zica registram menor propagação, com 96 e 5 casos confirmados respectivamente na região.
Prevenção
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Sesa, Ricristhi Gonçalves, reforça a importância de prevenção às arboviroses ao longo de todo ano. Em tempos de pandemia, a população deve manter os cuidados em dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus
“Os cuidados não podem parar. É necessário observar e eliminar os focos de mosquito, ou seja, o ambiente em que ele se desenvolve. São ações simples de inspeção em casa, no comércio, em seu trabalho. Precisamos lembrar que ainda estamos tendo arboviroses”, pontua Ricristhi.
A prevenção é a principal forma de combater o Aedes aegypti. Por isso, recomenda-se manter os quintais sempre limpos e recolher objetos que possam acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Por: Badalo.
0 comentários:
Postar um comentário