Bebê seria 1ª pessoa infectada por Covid-19 no Brasil, apontam dados da Saúde ~ TribunaIguatu.com
Para Ver Mais Vídeos No Nosso Site CLIK AQUI E VEJA MAIS

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Bebê seria 1ª pessoa infectada por Covid-19 no Brasil, apontam dados da Saúde


O primeiro caso oficial da Covid-19 no Brasil seria uma bebê que hoje tem um ano e um mês de idade. O exame PCR, usado para detecção do vírus causador da doença, confirmou a presença do novo coronavírus no dia 20 de fevereiro de 2020, segundo a base de dados Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) do Ministério da Saúde.
Dessa forma, ela se tornou a primeira paciente infectada do Brasil. A descoberta foi feita pelo médico Ricardo Parolin Schnekenberg, que atualmente pesquisa a Covid-19 pelo grupo do Imperial College, a instituição que orienta a política pública sobre a pandemia no Reino Unido. A informação foi confirmada pelo Núcleo de Jornalismo de Dados e Investigativo da CNN. Além desse, mais um caso de Covid-19 foi notificado antes do primeiro caso do dia 26 de fevereiro, de um senhor de 61 anos, que até hoje era o primeiro caso oficial do Brasil.
O pesquisador, que mora na cidade de Oxford, explica que descobriu o caso, nessa quarta-feira (15), durante o processo de escrever um artigo científico sobre a evolução da Covid-19 no Brasil.
“Eu tive que olhar qual a data dos primeiros casos confirmados na plataforma de SRAGs. Então fiquei surpreso quando notei que o primeiro caso ali representado era um bebê de 9 meses, muito diferente dos casos que ganharam a mídia brasileira na última semana de fevereiro”, disse Ricardo.
Segundo o Sivep-Gripe, a criança foi internada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) no dia 19 de fevereiro. No dia seguinte, coletou PCR de swab nasal que foi analisado para um painel de múltiplos vírus. Ainda de acordo com a plataforma, a amostra foi negativa para influenza, positiva para rinovírus e também positiva para a Covid-19. A data de resultado do exame do novo coronavírus consta no sistema como no mesmo dia da coleta, dia 20 de fevereiro. A paciente sobreviveu e recebeu alta dois dias depois, mas o caso só foi encerrado no Sivep, no dia 11 de junho.
Além desta bebê, um menino de um ano e dois meses, da cidade de Itabuna, na Bahia, também teve o diagnóstico da doença confirmado. A notificação dele é do dia 24 de fevereiro, dois dias antes do até então primeiro caso oficial e quatro dias após o a confirmação da bebê de nove meses.
O novo primeiro caso oficial antecipa o início da pandemia no Brasil em seis dias e traz mais perguntas para o pesquisadores e para o poder público.
Repórter Ceará – CNN Brasil

0 comentários:

Postar um comentário