Ceará recebe mais um lote de vacinas Pfizer para continuar a imunização da população em geral ~ TribunaIguatu.com

sábado, 3 de julho de 2021

Ceará recebe mais um lote de vacinas Pfizer para continuar a imunização da população em geral

 


Mais um lote de imunizantes contra Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta sexta-feira (2), no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. O 41º lote foi recebido pela Secretaria de Saúde (Sesa) com um total de 66.690 doses da Pfizer/BioNtech, enviadas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para dar continuidade à vacinação da população geral por idade que já ocorre em todos os municípios cearenses.

Em publicação nas redes socais, o governador Camilo Santana destacou o esforço para agilizar a imunização contra a Covid-19 no Ceará e listou mais dois lotes previstos para este sábado (3). “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, as 66.690 doses da Pfizer que chegaram há pouco em nosso estado. Neste sábado pela manhã, às 10h30, receberemos mais 91.550 doses da vacina Janssen. Em seguida, às 11h15, está prevista a chegada do lote com 120.250 doses da AstraZeneca. Continuamos lutando por mais vacinas para imunizar os cearenses o mais rápido possível.”, escreveu.

Os imunizantes serão distribuídos, conforme proporção e demanda dos municípios cearenses, em até 24 horas. O repasse das doses segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Ceadim/Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis pelo agendamento e aplicação das vacinas distribuídas pelo Estado.

Vacinômetro

No Ceará já foram aplicadas 4.465.080 doses em todo território cearense, conforme dados do Vacinômetro da Sesa, registrados até as 17 horas do dia 1º de julho, sendo 3.279.230 milhões de D1 aplicadas, e 1.185.850 cearenses tendo completado o esquema vacinal com a segunda dose ou com uso de dose única da vacina Janssen (56.450).

Pfizer para gestantes e puérperas

Gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) do Ceará que tomaram a primeira dose contra Covid-19 da vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz podem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech. A orientação foi publicada em nota nesta sexta-feira (2), após recomendação do Centro de Operações de Emergências (COE) Covid da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Um total de 1.839 grávidas ou puérperas do Estado receberam a primeira dose de AstraZeneca antes da interrupção da aplicação, sempre conforme orientação técnica do Ministério da Saúde (MS).

Ceará aplicou vacinas dentro da validade

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que não distribuiu vacinas fora da validade. Desde que recebeu as primeiras doses, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os 184 municípios com logística desenvolvida pelo Estado por meio de aviões, helicópteros e caminhões, cumprindo assim o prazo de validade dos mesmos, sem qualquer prejuízo à saúde da população cearense.

Cadastro Estadual de Vacinação

A Sesa liberou o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A pasta informa que ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

#Ceadim #Coronavírus #Covid19 #Pandemia #SaúdeCeará #Sesa #Vacinação #VacinasContraCovid #VacinasPfizer

0 comentários:

Postar um comentário